quarta-feira, 18 de julho de 2012

CONAR decide: propaganda não é ofensiva


Pra quem vem acompanhando o blog desde o começo, vai lembrar que postei a notícia de que a ABGLT havia entrado com ação no CONAR para tirar do ar o comercial da Nova Schin onde um travesti estaria sendo ridicularizado, agora saiu o resultado. Vejam:

Após a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Travestis e Transexuais enviar um pedido para a retirada do ar do comercial da Nova Schin ‘Maria Bonita’ – a associação alegava discriminação e humilhação de travestis -, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) rejeitou por unanimidade a proposta, informou a entidade nesta sexta-feira.

O comercial mostra uma Festa de São João onde um homem supostamente se apaixona por uma mulher, mas após fazer uma “análise” percebe que se trata de uma travesti. Em maio, a ABGLT se pronunciou dizendo que “o homem travestido de mulher é objeto de escárnio, piada e deboche”, no momento em que o narrador afirma que ele “de noite era Maria e de dia era João”.

Além da ABGLT, cerca de dez consumidores também ajuizaram reclamações contra o comercial. Para o CONAR, não há nenhuma evidência de discriminação, estímulo ao isolamento e violência contra a figura da travesti. Além disso, a entidade destacou e classificou como bem humorada a última cena, na qual aparecem os homens tomando a cerveja em companhia da travesti.

Em maio a cervejaria Schincariol, que produz a Nova Schin, afirmou que iria retirar do ar o comercial “em respeito às pessoas que se sentiram, de alguma forma, afrontadas”.
Fonte/Foto: A Capa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...