Hoje enquanto procurava
notícias interessantes para poder postar aqui pra vocês, encontrei mais uma
sobre campanhas publicitárias. Mais uma vez, um gay, no caso uma travesti, foi
ridicularizada.
Quem acompanha o blog, deve
lembrar sobre a campanha da cerveja Nova Schin que publiquei dia 28/05. Agora um
outdoor da empresa INSPEC Vistorias para Transferência de Veículos causou
polêmica no interior de São Paulo.
A peça publicitária faz
alusão a uma travesti. A imagem de uma figura feminina é acompanhada da frase: “Carlão,
28 anos, zagueiro, adora jogar futebol” e ao lado segue “A lataria é ótima, mas
o chassi pode estar adulterado. Faça sempre uma vistoria veicular”.
Como no caso da Nova Schin a
ABGLT ficou indignada com o outdoor, que já considerou uma incitação ao
preconceito contra a população de travestis. “Para entender nosso
posicionamento, bastaria ridicularizar a personagem do outdoor por causa da cor
de sua pele ou por causa de sua raça, para perceber que o conteúdo é
discriminatório; não se deve utilizar-se da fragilidade de uma população para
vender um produto. Isto não é condizente com o preceito constitucional da
dignidade humana”, diz o documento enviado pela sociedade.
A ABGLT enviou ofício com o
trecho que está acima a Zumba Propaganda, agência que criou a peça, pedindo a
retirada do outdoor e uma mediação no devido caso de constrangimento público.
Fonte/Foto: A Capa
Nenhum comentário:
Postar um comentário